Abrindo sua empresa com confiança e segurança.
Por admin em 19/jun/2018
Nunca o EMPREENDEDORISMO esteve tão em alta. Pesquisas apontam que 66% dos brasileiros querem ter seu próprio negócio, buscando liberdade e autonomia. Seja pela mudança no perfil das novas gerações, seja pelas necessidades e alterações do mercado de trabalho e na economia global, os resultados das pesquisas mostram que 2/3 das pessoas buscam abrir seu próprio negócio.
No bate-papo abaixo, Fernando José de Andrade Junior, Administrador, diretor da empresa A&F ASSESSORIA, dá algumas orientações e conselhos sobre aspectos legais e também sobre os cuidados que o futuro empresário deve tomar antes de iniciar seu negócio. Tais dicas poderão ajudar e direcionar os primeiros passos na construção de uma empresa mais sólida, organizada e, por consequência, duradoura e saudável, com mais chances de atuar e sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.
- Quais os primeiros passos que um futuro empresário deve adotar antes de abrir seu negócio?
Entendo que, para empreender em nosso país, é cada vez mais importante adotar uma postura e um caminho profissionais. Definitivamente o Brasil não é um país para amadores. Atualmente, devido a inúmeras variáveis, como a concorrência acirrada, a alta e complexa carga tributária, a velocidade das novas tecnologias, dentre outros, o empresário precisa realmente se desenvolver e ao mesmo tempo preparar o seu negócio. É essencial um ótimo produto ou serviço, mas ter um planejamento e um plano de negócios que abranja aspectos como o financeiro, marketing, recursos humanos, vendas, entre outros, é indispensável.
- Mas como obter recursos financeiros para cobrir todo esse profissionalismo?
De fato, ao iniciar um novo negócio, na maioria das vezes os recursos e o capital inicial são escassos. Por isso mesmo o empresário assume inúmeros papéis dentro da sua nova empresa, sendo ao mesmo tempo responsável por quase todos os setores. A dica, nesse caso, é se preparar. Há diversos cursos em instituições como o SEBRAE, bem como outras organizações privadas ou públicas, com baixos custos ou até mesmo gratuitas, que farão com que o futuro empreendedor tenha valiosas informações para melhor planejar seu negócio antes de iniciar as atividades.
- E como legalizo meu negócio junto aos órgãos públicos?
Para começar seu negócio, é necessário que toda a documentação da nova empresa passe por registros e obtenção de licenças para o exercício pleno das atividades.
Para isso, é fundamental a contratação de um contador ou empresa contábil de confiança. Ele é quem vai orientar, esclarecer e direcionar sobre as dúvidas iniciais, sejam elas relativas a tributação, valor de capital social, natureza jurídica, administração social, entre outras. Em seguida, é preparada a documentação para registro regulatório e de fiscalização nos órgãos públicos.
- Que documentos são necessários?
São necessários os documentos dos sócios, como CPF, RG e comprovante de endereço. Também são necessários os documentos do imóvel onde a empresa vai se instalar, tais como IPTU, contrato de locação e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Podem ser necessários outros documentos e licenças especiais de acordo com a atividade a ser desenvolvida.
Outra dica valiosa, é certificar-se de que o local escolhido para exercer as atividades é permitido pela Lei de Zoneamento do Município antes de firmar o contrato de locação, caso o imóvel seja locado, ou antes de investir na estrutura ou reformas do local.
- Em quais órgão devo registar a empresa?
- JUCESP ou CARTÓRIO: Para registro do Contrato Social;
- RECEITA FEDERAL: Para obter o CNPJ;
- SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO: Para obter a Inscrição Estadual;
- PREFEITURA MUNICIPAL: Para obter o CCM e o Alvará de Funcionamento.
Além dos órgãos acima, que são os essenciais, podem ser necessários registros em órgãos específicos de acordo com a atividade de cada empresa, como os órgãos de classe (OAB/CRC/CRM), CETESB, VIGILÂNCIA SANITÁRIA, entre outros.
- Após a empresa estar legalizada e pronta para desenvolver suas atividades, o que devo enviar para a contabilidade?
Para manter a empresa fiscalmente em dia, o empresário deve prestar conta de uma série de obrigações, como pagar tributos e prestar declarações ao fisco.
Essas obrigações serão elaboradas pela sua empresa de assessoria contábil. Abaixo, segue uma breve e resumida relação de documentos que são obrigatórios para envio ao seu contador mensalmente.
- Extratos bancários conciliados (identificado cada operação);
- Notas fiscais de Compra, Venda e de Serviços prestados e tomados;
- Informações salariais para compor a Folha de Pagamento;
- Contratos de locação e demais contratos de serviços;
- Arquivos digitais de Nf-e (XML, SAT, CT-e, redução z);
- Demais comprovantes financeiros de despesas e receitas.
Conforme explicado anteriormente, outros documentos mais específicos podem ser necessários, conforme o dia a dia da empresa.
Por fim, é fundamental para o novo empresário estar cada dia mais atualizado, desenvolvendo-se através de cursos e palestras. Estar alinhado com seu contador também é imprescindível a fim de acompanhar de perto os resultados do negócio, traçar ações para corrigir a rota com maior agilidade ou até mesmo certificar-se que os resultados estão de acordo com o planejado.